“História da Literatura Mundial”- Companhia Editora Nacional
São Paulo-1967
Importante livro para o público que se interessa pelo estudo da literatura universal e também para os leitores comuns curiosos no conhecimento das grandes literaturas, o êxito devido que só as grandes obras obtêm por seus próprios méritos. Este êxito, porém, não se justifica gratuitamente. Tem suas raízes na lógica da composição original; do método discursivo de suas páginas; da apresentação, enfim, da matéria de forma amena, objetiva e clara.
Assim é que perpassam por suas páginas, alicerçadas por uma narrativa de estilo vigoroso e límpido em sua comunicação, toda aquelas obras que marcam a literatura de maior expressão. O autor consegue passar uma poderosa visão de conjunto, estabelece a linha de continuidade do pensamento humano expresso literariamente: desde os velhos pergaminho, passando por Homero, Tácito, Petrônio, Dante, Petrarca, os trovadores da idade Média, os renascentistas, até os mais modernos poetas, filósofos e romancistas dos tempos modernos. As páginas iniciais são como que verdadeira introdução à história do livro, as quais quem lê-las compreenderá de imediato a grande importância do livro, que é o veículo por excelência da invenção literária.
Não é esta uma história da literatura em seu modo tradicionalmente clássico. Foge deliberadamente às esquematizações cronológicas e suas correspondentes escolas literárias, para ser uma descrição concatenada desde Homero, na velha Grécia, até os americanos representados por Longfellow e Sidney Lanier. O autor apresenta o livro em quatro partes; O Mundo Antigo, A Idade Média, Literatura Moderna Anterior ao Século XIX e Os Séculos XIX e XX. Estruturados nessa simples divisão, contudo, destacam-se os pontos culminantes do gênio humano expresso em termos de literatura, em prosa e verso, desde as velhas às novas culturas do mundo tão bem abordadas pelo autor que explica objetivamente os grandes momentos literários da criação humana.
John Albert Macy formou-se pela universidade de Harvard em 1899, foi redator de diversos jornais literários, ao mesmo tempo que desenvolvia atividade como conferencista e ensaísta.
Aluno: José Geraldo Fogaça de Almeida Tea 1- Disciplina TCE 1
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)