“Iniciação ao Teatro” Editora Ática S.A, 1986.
É um livro escrito para leigos mas que os especialistas lerão com enorme interesse e proveito. Em linguagem simples e acessível, aborda todos os problemas básicos do teatro, desde os artísticos até os econômicos.
Após definir o seu objeto(conceito de teatro), analisa sucessivamente a peça (o texto), o espetáculo (o ator, os elementos visuais, a arquitetura, o encenador), a sociologia do teatro ( a empresa, o público, a participação do Estado), para encarar finalmente as questões ligadas ao atual momento brasileiro (nacionalismo, teatro comercial, teatro social, teatro popular). A conclusão discute o “destino da sociedade moderna, em face da concorrência de outras artes do espetáculo, como a televisão e o cinema.
Os dados referentes ao passado aparecem sempre que necessário para esclarecer o presente, visando-se com isso fornecer ao leitor uma certa massa de informações concretas que lhe possibilite obter uma boa perspectiva histórica. O autor nunca se nega a dar a sua opinião pessoal, fundamentada em uma longa experiência prática e teórica do teatro, mas, antes de fazê-lo, procura situar de forma objetiva os diferentes pontos de vista sobre o assunto, fugindo assim tanto do pensamento acadêmico e não-participante quanto da polêmica apaixonada.
Iniciação ao Teatro é ao mesmo tempo obra de erudição e de vulgarização, tendo da primeira o rigor do método, inclusive quanto á bibliografia, e da Segunda o fato de dirigir-se indistintamente a todos os leitores.
Sábato Magaldi, é professor de teatro da Universidade de são paulo. É crítico do Jornal da tarde. Publicou, entre outros títulos, Panorama do teatro brasileiro, Temas de história do teatro, aspectos da dramaturgia brasileira.
Aluno: José Geraldo Fogaça de Almeida, acadêmico do curso de licenciatura em teatro da UAB na UnB.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário